JEJUM INTERMITENTE - Emagrece mesmo?

Oi galera! No post de hoje vou falar sobre o famoso Jejum Intermitente. Esta uma febre pela internet. Existem vários grupos pelas redes sociais falando sobre isso, ensinando como começar, como cumprir os protocolos, pessoas que já conseguiram seus objetivos mostram seus “antes e depois”. Então eu resolvi compartilhar com vocês o que tenho aprendido do jejum intermitente e como tenho aplicado ele na minha rotina.

Paulla Macedo


O que é o Jejum Intermitente?

O Jejum Intermitente ou J.I. como sempre vejo pelas redes sociais, é o termo usado para dar nome a um padrão ou estilo de se alimentar que vai alternando períodos de jejum e alimentação.  Ele consiste em fazer períodos de jejum de 12h, 16h, 24h e 36h.  Nos primórdios da humanidade não havia maneiras de conservar alimentos por muito tempo, também não havia disponibilidade tão grande como nos dias de hoje de se obter alimentos. As pessoas tinhas que sair pra caçar se quisessem comer carne, plantavam e colhiam para ter acesso as verduras e legumes. O comércio sempre existiu, mas a maioria da população era de poucas posses. Não era todo mundo que ia ali na feira fazer um sacolão! Pela escassez, eles passavam longos períodos sem se alimentar. Nosso corpo era adaptado a viver dessa maneira.

Como fazer o Jejum Intermitente?

Vou explicar aqui baseado nas pesquisas que fiz, pelo que observo nas redes sociais e também como estou aplicando em mim.
Pra começar eu acredito, que o melhor protocolo será o de 12h, no período da noite, pois passamos a maior parte do tempo dormindo e não percebemos a fome. Exemplo, a última refeição ser as 21h e a próxima ser as 9h da manhã. O período de alimentação é chamado de Janela da Alimentação.  O jejum só funciona de verdade se aliarmos nos momentos que a alimentação é liberada, uma dieta livre de tudo que contenha farinha de trigo ( isso eu estou aplicando em mim), pois é o trigo que esta presente na maioria esmagadora dos alimentos que temos em casa. O açúcar também é um vilão, principalmente os mais claros, por causa dos processos químicos.

Em mim, retirei 90% dos carboidratos, sim, 90%, pois não dá pra viver sem ele, pois temos que comer frutas, legumes e as vezes dá a louca e a gente quer comer uma besteira, então esses 10% dá uma liberdade. Estou fazendo esse protocolo do jejum intermitente há 3 semanas, juntei a dieta low carb, mas adaptada ao meu bolso e minha realidade, lendo sobre essa dieta percebi que o trigo e o açúcar são os que não nos deixam perder peso, então foi isso que tirei quase que totalmente da minha alimentação. Sabe o que é mais legal? Sem trigo e sem açúcar no meu organismo, a ansiedade desapareceu, a fome diminuiu consideravelmente e já não fico louca quando vejo uma coxinha!!! Kkkkkkkk!!! Nessas três semanas que estou fazendo o jejum intermitente, eu perdi 2kg, considerando que “jaquei” um bocado nesses dias, mas estou muito feliz com o que eliminei! O resultado vai depender de cada organismo. Cada um perde peso de um jeito diferente, uns mais outros menos, mas o importante é não desistir!!!


Paulla Macedo


A ingestão de água é fundamental! Antes de dormir e depois que acordo, nos momentos em que ainda estou fazendo o jejum intermitente, faço uso de chás e água detox, que faço com os seguintes ingredientes:

1 jarra de água, 1 berinjela em rodelas, 1 limão em rodelas, folhas de hortelã e pedacinhos de gengibre. Coloco tudo na jarra de água, deixo descansar 6 horas e bebo nos períodos do jejum intermitente. Ah, dá para aproveitar os mesmos ingredientes por mais duas vezes.


Espero que tenham gostado desse post! Se você é adepto desse método de emagrecimento deixa um comentário aqui! Podemos trocar ideias bem legais!!! Super Beijo!!!


0 Comments

Deixe sua opinião!